Pesca na Barragem do Caia

Se quer aprender a dominar a arte de pescar em Água Doce (águas interiores, não marítimas), deve conhecer todas as modalidade e as respectivas técnicas, a pesca é um desporto adequado a todas as idades, que pode ser praticado em família, com os amigos ou sozinho.

Modalidades e Estilos de Pesca:
Pesca à Bóia (Pesca à Francesa / Pesca à Bolonhesa / Pesca à Francesa)
Pesca de Feeder
Pesca à Pluma (flyfishing ou pesca com mosca)
Pesca de Barco (ao Achigã)
Pesca de Kayak (Spinning)
Pesca à Carpa (Carp Fishing)
Pesca ao Achigã

Estas são talvez as modalidades e estilos de pesca mais comuns e representativas que podemos encontrar no vastíssimo mundo da pesca sendo surpreendente a grande quantidade e variedade de tipos de pesca que podem ser praticados, a escolha de um um tipo de pesca depende principalmente das espécies de peixes que queremos capturar e do material de pesca que vamos usar, quantos mais estilos e técnicas de pesca conhecermos sejam de água doce ou de mar nos tornará um pescador melhor de forma a nos proporcionar boas capturas usando qualquer um dos estilos de pesca com cana.

Na Barragem do Caia existe uma boa população de (Achigãs, Alburnos/Abletes, Barbos, Cabozes/Marachomba/Blénio, Carpas, e Pimpões) mais raros (Bordalos e Bogas) e existem relatos de capturas de (Lúcios).

Como a Barragem do Caia foi construída para fins de rega e abastecimento de água das povoações circundantes, não é permitido o uso de engodos de farinha, de iscos vivos como Asticôt e minhoca da terra. É igualmente proibido o uso de motores de combustão.